Me ofereceram diamantes de laboratório


Acostumem-se, eles estão chegando ao mercado com força.

A Pandora, por exemplo, anunciou no ano passado o lançamento da coleção Brilliance, com diamantes de laboratório.


E está tudo bem, mas você precisa saber como esse mercado funciona!


Grosso modo, eles são criados em fábricas usando pressão e calor extremos. Partículas de carbono são comprimidas e cristalizadas num ambiente controlado que reproduz a força da natureza.


Os diamantes sintéticos tendem a ser trinta por cento mais econômicos, têm menor impacto sobre o meio ambiente e são semelhantes aos diamantes minerados.


Já no aspecto social, são livres de conflito (mineração ilegal), mas  especula-se que a produção deles pode tirar postos de trabalho nas grandes mineradoras ao redor do mundo. 


Um aspecto que me chama a atenção é que no curso sobre diamantes que eu fiz em Londres no Gem-A (The Gemmological Association of Great Britain), a questão do uso de energia para a produção desses diamantes foi um tema muito explorado, já que é preciso muita energia para produzi-los. Logo, eu não sei se eles são tão sustentáveis. 


Me ofereceram uma pulseira e um solitário e a primeira coisa que eu pensei foi: será que meus colegas estão preparados para diferenciar um diamante que veio da natureza e um criado em laboratório?


Eu espero que sim e estou à disposição para ajudá-los!


E você? Compraria diamantes criados em laboratório já que eles são mais econômicos e possuem as mesmas propriedades físicas e óticas dos diamantes naturais? 

Comentários

Postagens mais visitadas