O glamour das Tiaras

 Vou lhe contar uma história que até hoje eu não acredito que vivi.

 

Tiaras sempre foram objetos de desejo de muitas mulheres ao redor do mundo, especialmente na Europa. O glamour dos diamantes, o sonho de princesa, ou melhor, do príncipe encantado, nunca perdeu seu brilho, literalmente!

 

Encomendadas pela aristocracia, as tiaras tiveram seu auge de 1870 a mais ou menos 1910, tendo em vista a abundância de diamantes naquela época, sobretudo aqueles vindos da África do Sul. Depois disso, o uso delas diminui mas elas nunca saíram do imaginário das mulheres.

 

Nos últimos vinte anos, elas voltaram a ser desejadas e usadas em casamentos e ocasiões especiais. 

 

Agora vem a história; eu fui trabalhar na joalheria que cedeu as tiaras para o seriado Downton Abbey! Sim, esse incrível programa de televisão Inglês, que retrata a vida de uma família que é proprietária de terras na Inglaterra, durante o início do século 20. A série teve seis temporadas que foram sucesso no mundo todo e ganhou diversos prêmios, incluindo Globo de Ouro e o Emmy.

 

A Joalheria chama-se Bentley&Skinner, lá eu trabalhei por mais de cinco anos e por muitas vezes coloquei e tirei as tiaras cedidas ao seriado para filmagem. Essa empresa, foi  fundada em 1880, possui o selo de garantia de prestador de serviço à Sua Majestade a Rainha e Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, sim o Palácio de Buckingham!

 

Na época em que eu trabalhava na Bentley's, testemunhei uma demanda contínua por tiaras, pois a joalheria é bem conhecida por sua coleção de tiaras da era georgiana, vitoriana e modernas feitas pelos ourives que trabalham lá. 

Um aspecto que me encantava nessas joias era a versatilidade! Uma tiara pode ser facilmente convertida em um colar ou em dois broches para poderem ser usados em ocasiões diferentes. Outro, era a tradição de passar de geração em geração a mesma joia: algumas tiaras que eram levadas até a loja para reparo ou limpeza tinham anos e anos de uso pela mesma família sendo passadas de mãe para filha.

Vou mostrar uma das tiaras que eu colocava na vitrine todos os dias e que foi usada na terceira temporada de Downton Abbey. Essa magnífica joia foi usada por Lady Mary (interpretada por Michelle Dockery) no dia de seu casamento com Matthew Crawley.





Ela é da era georgiana (1714-1830) e tem um design naturalista, composta por um bandô de folhas naturais com pequenas flores florescendo o tempo todo. A tiara é de prata e ouro, muito comum na época e cravejadacom  aproximadamente 45 quilates de diamantes. Além de ser belíssima, ela pode se transformar em dois broches esplêndidos - o que a torna uma peça altamente versátil.


É ou não é um escândalo? Eu tive o prazer de fotografar a minha esposa com ela na cabeça e confesso que a foto ficou maravilhosa!

Uma outra curiosidade é que você pode alugar uma tiara como essas nessa joalheria. Eu achava isso incrível! O valor do aluguel é de 1% sobre o valor da tiara e você pode usá-la por 24 horas. Portanto, você pode alugar uma joia para o dia do seu casamento, por exemplo!

Bem, essa era a história que queria dividir com vocês e que eu nunca mais me esquecerei. 

Sou apaixonado por joias antigas e sempre que puder vou contar para vocês algumas histórias que vivi e lições que aprendi no velho mundo. Até a próxima!

 

Comentários

Postagens mais visitadas