Sabes a diferença entre os tipos de pérolas ?

Colar de pérolas cultivadas em água doce, medindo 6-7 mm, seminovo, comprimento de aproximadamente 40 cm., com fecho original em prata de lei "Tiffany & Co "


As pérolas nem sempre são iguais, variam em formatos e cores que chegam até a tons negros, acredite ! 


Elas simbolizam a pureza e a beleza!

Tudo isso acontece dependendo de onde elas são formadas. A mudança de cor e forma dependem do tipo de ostra e do ambiente em que ela vive.

Funciona assim: se a ostra vive em mares, ela produzirá as pérolas que chamamos de Pérolas de água salgada. Elas são muito especiais, tendo em vista que o molusco consegue produzir apenas uma pérola. 

Elas são classificadas de acordo com o seu tamanho e possuem denominações como Akoya (redondas, medem até 7 milímetros de diâmetro com cores que variam do branco ao rosado). Já as pérolas maiores de 8 milímetros a 15 milímetros de diâmetro chamamos de Pérolas South Sea.

Não podemos esquecer das pérolas do Tahiti, que possui tons negros, são magnificas e queridas por muita gente.

A grande novidade surgiu no fim do século 19, quando no Japão, Kokicho Mikimoto, descobriu depois de muito esforço como cultivar pérolas em água doce. Neste método, os mexilhões na água doce produzem ate dez pérolas de cada vez e além disso eles sobrevivem tornando possível um novo cultivo no mesmo organismo. Tendo em vista essas vantagens, o custo diminui e hoje em dia, a maioria das pérolas que vemos no mercado são derivadas desse tipo de processo.

O maior produtor de pérolas cultivadas em água doce no mundo é a China. Isso e possível devido a, entre outros fatores, seu clima e ph da água. 

Mas voce sabe como elas se formam?

Quando o processo acontece naturalmente, sem a interferência humana, um agente estranho (pode ser um grão de areia, por exemplo), penetra a concha, imediatamente, como forma de proteção, o molusco envolve esse “intruso” com camadas de nácar, que nada mais e que cálcio carbonado, criando assim, a pérola.

Ja no processo desenvolvido por Mikimoto, um corpo estranho é injetado no molusco fazendo com que o mesmo processo citado acima aconteca.

Por fim, vale lembrar que as pérolas sao muito delicadas, por serem gemas orgânicas. 

Conheca a variedade de joias que oferecemos! Na Jardins Joias, voce encontra as grandes marcas, com preços acessíveis e qualidade impecável.

www.jardinsjoias.com.br

Instagram: @jardinsjoias

Comentários

Postagens mais visitadas